segunda-feira, 15 de março de 2010

Mamãe



Não seria justo começar este blog sem falar dela, que foi a melhor mulher que já conheci. Isso, lógico, por que ela era a minha mãe. Todo mundo deve pensar o mesmo de suas mães, mas para mim, a minha foi a mais especial.

Minha mãe sempre trabalhou muito para cuidar da casa, marido e de 4 filhas. Não estudou muito, mas fez o melhor que podia com as ferramentas que Deus lhe deu. A imagem que tenho de minha mãe é sempre d'ela trabalhando: cozinhando, lavando roupa, costurando... ela me ensinou que todo trabalho é digno e que tudo que se faz com honestidade traz bons frutos. Sempre quis que eu estudasse para que não tivesse que passar pelo que ela passou, e não mediu esforços para que eu tivesse a melhor educação e formação (sim, são coisas diferentes) que ela pudesse me proporcionar. Graças a ela eu sei o valor de uma boa formação e consigo dar o devido valor ao seu esforço. Quando terminei a faculdade, pensei muito nela e fiquei feliz por pela minha conquista e ao mesmo tempo triste por não poder compartilhar com ela. Mas também sei que ela sabe o quanto o fato de eu ser filha dela contribuiu para tudo isso.

Eu poderia escrever milhares de palavras sobre minha mãe, mas elas jamais seriam suficientes para expressar a minha admiração, meu amor e as saudades que sinto dela, do seu cheiro, das suas palavras, de seus gestos. Muitas vezes me lembro do jeito que ela se sentava no sofá, da forma como mordia os cantos da boca, do formato de suas unhas (eu achava tão bonitas!), das suas músicas favoritas, das risadas... Quando ela se foi, muita gente me disse que "aquilo"que eu estava sentido passaria... era mentira. Ainda hoje, mais de 10 anos depois, ainda sinto falta dela. Mas me acostumei com esse vazio. Sei que onde quer que ela esteja, ela deve estar feliz por que sabe que continuo aqui, me lembrando de tudo o que ela me ensinou e lutando pelos meus objetivos.

Obrigada, mãezinha... por tudo. Pelas coisas que você me ensinou, pelas chances que você me deu ferramentas para aproveitar. Pelas minhas irmãs, que apesar de estarem longe, são a família que você me deu e eu amo muito. Obrigada por me ensinar, em tão pouco tempo e apesar da minha imaturidade, a ser uma boa pessoa e acreditar em mim mesma. E me desculpe pelas minhas falhas óbvias como filha. Espero ter feito a sua vida aqui pelo menos um pouquinho feliz. Sinto saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Todos a bordo!. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemesfree